No período de 12 a 30 de julho, dois cadetes do 4º ano do Curso de Intendência da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) participaram do Estágio Preparatório de Corpo de Tropa (EPCT), realizado no 14º Batalhão Logístico (14º B Log) — Batalhão Diogo Camarão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o estágio, a Cadete Maria Eduarda de Melo Silva e o Cadete João Flávio Belchior Rolim tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas pelo 14º B Log, participando das mais diversas atividades de logística.

Ainda durante o estágio, os cadetes ministraram uma palestra para os alunos do Colégio Militar do Recife (CMR). Na oportunidade, como antigos integrantes do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), compartilharam suas experiências ao longo do curso de formação e explicaram as formas de ingresso na carreira das Armas.

Os cadetes visitaram, ainda, o 7º Depósito de Suprimento (7º D Sup), o 7º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército (7º CGCFEx) e a Base Administrativa do Curado (B Adm Curado). Nestas importantes Organizações Militares puderam visualizar na prática as atribuições do Oficial de Intendência, em consonância com o que aprenderam nos bancos escolares, agregando ainda mais conhecimento para suas carreiras.

Para coroar o Estágio, participaram da demonstração militar da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, realizada no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), para a comitiva da Escola de Sargentos das Armas (ESA), visando a possível instalação da Nova ESA na Guarnição do Recife. Nesta oportunidade observaram todos os sistemas operacionais e logísticos da Brigada.

O EPCT foi uma atividade de grande importância para os futuros oficiais, uma vez que no estágio, os cadetes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma unidade de Corpo de Tropa, desempenhando funções que lhes serão atribuídas após a conclusão do curso na AMAN.

Fonte: 14º Batalhão Logístico
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).