Oficiais-Alunos em um dos Postos de Observação

O Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (C-ApA-CFN), conduzido pelo Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), executou, no período entre 23 de setembro e 2 de outubro, o Exercício no Terreno (ET) na região de Manaus (AM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício teve a finalidade de ampliar o conhecimento dos Capitães-Tenentes com foco no ambiente ribeirinho da Amazônia. Os alunos verificaram no terreno o planejamento de uma Operação Ribeirinha (OpRib) com uma Força Tarefa Ribeirinha na região de Vila Iranduba e Colônia Bela Vista. Na ocasião, os oficiais ocuparam os Postos de Observação e avistaram embarcações no Rio Solimões, discutindo os aspectos doutrinários de uma OpRib. O ET contou com o apoio do Comando da Flotilha do Amazonas, do Esquadrão HU-91 e do 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas.

O C-ApA-CFN possui atualmente 45 alunos brasileiros e um aluno argentino e tem o propósito de aprimorar os conhecimentos científicos, tecnológicos e doutrinários dos Oficiais Fuzileiros Navais para o exercício operativo de cargos e funções em Estados-Maiores de Unidade (Nível Batalhão) e Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).