Instrução de orientação para pouso e decolagem de helicópteros

O Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav), por meio da Companhia de Apoio ao Desembarque, realizou Movimentação para Adestramento (MOVAD DBQ1 e MOVAD EG-05) para o 2º e 3º Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais, nos dias 1º e 2 de junho.

Na MOVAD DBQ1 foram abordados conteúdos teóricos e práticos acerca de sinais mandatórios, orientação para pouso e decolagem de helicópteros, reconhecimento e verificação de locais de pouso de helicóptero, ressaltando suas principais características. A MOVAD EG-05 tratou de assuntos atinentes ao reconhecimento de itinerário aplicado às características das Viaturas Blindadas e dos Carros Lagarta Anfibios (CLAnf).

wer4t5y6u7i8uytredrftgyuj
Instrução de Reconhecimento

As instruções visam contribuir para o aprestamento das Tropas de Infantaria, de maneira que adquiram conhecimentos nos assuntos supramencionados com o objetivo de capacitá-los a desenvolver as atividades em situações eventuais, nas quais não contem com o apoio da Engenharia de Combate.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).