Google News

No dia 27 de setembro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) iniciou a simulação virtual e construtiva do exercício de certificação de trabalho do estado-maior da Brigada. O objetivo do exercício é avaliar o planejamento e a execução das operações militares, com foco na defesa da Pátria, que se enquadra no contexto da preparação da Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON). Essa atividade se desenvolve até o dia 1º de outubro, encerrando-se com a análise pós-ação.

A fase virtual e construtiva do exercício simula um evento real na utilização de modelos que reproduzem o comportamento e o desempenho de tropas em uma situação de combate. Enquadram-se como principais objetivos da simulação virtual: a verificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria, o exercício da ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

O exercício também permite o adestramento das equipes envolvidas, observando suas habilidades e capacidades individuais, e o acompanhamento e a integração de equipamentos e sistemas de simulação em um ambiente virtual comum, possibilitando o treinamento tático de uma determinada fração.

Esta fase do processo de certificação teve início na semana anterior, com a emissão da Ordem de Operações da 7ª Divisão de Exército para a Brigada, que por sua vez, emitiu suas ordens às suas organizações militares após o planejamento e a definição da manobra.

Toda atividade acontece sob a coordenação do Comando Militar do Nordeste (CMNE), apoiado por elementos do Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste), localizado no Rio de Janeiro (RJ), e pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), em Brasília (DF).

Fonte: 10ª Bda Inf Mtz