No dia 27 de setembro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) iniciou a simulação virtual e construtiva do exercício de certificação de trabalho do estado-maior da Brigada. O objetivo do exercício é avaliar o planejamento e a execução das operações militares, com foco na defesa da Pátria, que se enquadra no contexto da preparação da Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON). Essa atividade se desenvolve até o dia 1º de outubro, encerrando-se com a análise pós-ação.

A fase virtual e construtiva do exercício simula um evento real na utilização de modelos que reproduzem o comportamento e o desempenho de tropas em uma situação de combate. Enquadram-se como principais objetivos da simulação virtual: a verificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria, o exercício da ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

O exercício também permite o adestramento das equipes envolvidas, observando suas habilidades e capacidades individuais, e o acompanhamento e a integração de equipamentos e sistemas de simulação em um ambiente virtual comum, possibilitando o treinamento tático de uma determinada fração.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esta fase do processo de certificação teve início na semana anterior, com a emissão da Ordem de Operações da 7ª Divisão de Exército para a Brigada, que por sua vez, emitiu suas ordens às suas organizações militares após o planejamento e a definição da manobra.

Toda atividade acontece sob a coordenação do Comando Militar do Nordeste (CMNE), apoiado por elementos do Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste), localizado no Rio de Janeiro (RJ), e pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), em Brasília (DF).

Fonte: 10ª Bda Inf Mtz
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).