Brigada de Infantaria realiza Estágio de Adaptação à Selva

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No período de 2 a 6 de maio, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2º Bda Inf Sl) realizou o primeiro Estágio de Adaptação à Selva (EASL) do corrente ano, na Base de Instrução 01 (BI 01) da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira.

O estágio iniciou na madrugada do dia 2 de maio, no pátio de formaturas do Comando de Fronteira Rio Negro/ 5º Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/5º BIS), onde ocorreu o cerimonial de abertura. Na sequência, o turno foi deslocado à Base de Instrução para o início das instruções.

Coube à equipe de instrução, chefiada pelo Comandante do CFRN/5° BIS, Tenente-Coronel Carlos Andres Schmitt, instruir e demonstrar técnicas relativas à adaptação e à sobrevivência no ambiente de selva. Entre os ensinamentos da Doutrina de Operações na Selva, foram ministradas instruções de ofidismo; orientação diurna e noturna; obtenção de alimentos de origem vegetal e animal; construção de armadilhas e tiro de caça; preparação para pernoite isolado; construção de abrigos; transposição de curso d’ água; e obtenção de água e fogo. Ao final das instruções, os estagiários foram separados em grupos e realizaram a prática de sobrevivência, período do estágio destinado para os instruendos aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a semana.

Concluindo as atividades, no dia 6 de maio, os estagiários retornaram à 2º Bda Inf Sl, onde ocorreu a formatura de encerramento do estágio. Cabe destacar que a cerimônia contou com a participação dos comandantes de todas as organizações militares de São Gabriel da Cachoeira e familiares dos militares estagiários. Durante a cerimônia, foram revelados os militares destaques do estágio e, em seguida, foi realizada a entrega dos diplomas de conclusão de estágio e dos distintivos de selva, símbolo do militar apto para o combate na região de selva.

O Estágio de Adaptação à Selva é destinado aos oficiais e praças recém-chegados às guarnições de selva e tem como objetivo ambientar o militar à região amazônica. O estagiário Primeiro-Tenente Rafael Buregio declarou sentir-se mais preparado para enfrentar eventuais adversidades encontradas no ambiente de selva após receber todos os conhecimentos nas instruções do EASL.

Dessa forma, a 2º Bda Inf Sl – a Brigada Ararigbóia – cumpriu uma importante etapa de adestramento dos militares da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, preparando-os para as adversidades encontradas durante as operações militares e demais situações que garantem a defesa e soberania da região noroeste da Amazônia brasileira, conhecida como “Cabeça do Cachorro”.

Fonte: 2ª Brigada de Infantaria de Selva

 

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui