Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 de junho, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) recebeu a visita do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa.

Em sua primeira visita como Chefe do DECEx à Bda Inf Pqdt, o General Lancia foi recebido pela Guarda de Honra e, em seguida, foi realizada uma formatura com a tropa, onde o Comandante da Brigada, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, após enfatizar o seu orgulho e a sua honra em comandar a tropa paraquedista, composta por homens e mulheres que se dedicam diuturnamente ao preparo para a defesa de nossa Pátria, apresentou as boas-vindas ao General Lancia, agradeceu pelo apoio prestado, destacou a ligação total da Grande Unidade Aeroterrestre com aquele Departamento, principalmente, por intermédio do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil – Escola de Pára-quedistas e enfatizou a grande importância da presença do Chefe do DECEx para a Brigada.

Na sequência, o General Lancia, ao usar a palavra, agradeceu pela recepção e externou a sua honra e vibração em estar com a Bda Inf Pqdt, onde se respira história, tradição e operacionalidade. Citou, também, a sua honra em ter visitado, em outra oportunidade, o Forte Benning, nos Estados Unidos da América, onde o General De Pessôa iniciou tudo e deixou o legado para todos nós. O General Lancia finalizou suas palavras afirmando que, como Chefe do DECEx e como integrante do Alto Comando do Exército, prosseguirá apoiando a Brigada em sua importante missão.

Em seguida, o Chefe do DECEx assistiu, a bordo de uma aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira, a uma demonstração de salto livre e de salto semi-automático, na Zona de Lançamento do Campo dos Afonsos, atividade em que participaram o Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, o Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, o Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, o Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, General de Brigada Flávio Alvarenga Filho, o Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Hermeson Nóbrega Barros de Oliveira e o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa.

Após o salto e uma palestra proferida pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, o General Lancia participou do tradicional “badernaço”, juntamente com Oficiais do Estado-Maior e dos Comandantes das organizações militares da Bda Inf Pqdt, no quartel do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar, reverenciando os antepassados e cultuando a história, os valores e a Mística Paraquedista.

A jornada foi encerrada com a participação do Chefe do DECEx em uma atividade de tiro, com a Companhia de Precursores Pára-quedista, no Campo de Instrução de Gericinó e, finalmente, foi realizada uma visita à Vertical do Ponto Industria e Comércio de Paraquedas Ltda., empresa nacional, de importância estratégica de defesa.

Fonte: Comando da Brigada de Infantaria Pára-Quedista

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui