A Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), no período de 9 a 15 de outubro, realizou a operação (Op) SACI, exercício de adestramento avançado. O quadro tático foi desenvolvido na Região dos Lagos, nas cidades de Cabo Frio, Armação de Buzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. A operação contou com o indispensável apoio da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil. Envolveu aproximadamente dois mil militares. Na atividade, foi empregada a mais moderna aeronave de fabricação nacional do país, o KC 390 da EMBRAER, além do C 130 (Hercules), do C 105 (Amazonas) e do C-95 (Bandeirante).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O aprestamento da tropa teve início com a concentração de meios na Base Aérea do Campo dos Afonsos – RJ, a partir da qual forão lançadas equipes de precursores paraquedistas, infiltradas por meio de salto livre operacional de grande altitude, dentre as principais atividades, destaca-se a realização de pouso de assalto para conquista de aeródromo e o lançamento de uma força tarefa – FT Biguá – em massa d’água na lagoa de Araruama. Por fim, a Bda Inf Pqdt, realizou a junção com a 1ª Divisão de Exército, que conduziu a substituição em posição.

Fonte: Brigada de Infantaria Pára-quedista

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).