O Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz) realizou marcha para o combate motorizada, com início na manhã de 11 de novembro. A atividade faz parte da Operação Membeca, exercício de adestramento avançado da 1ª Divisão de Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As organizações militares integrantes da brigada realizaram um deslocamento tático motorizado, estando organizadas taticamente em dois eixos de progressão. Elas atingiram os objetivos de marcha próximo às cidades de Floriano (RJ) e Quatis (RJ). O GUEs/9ª Bda Inf Mtz desdobrou, ainda, seu posto de comando dentro dos limites do município de Barra Mansa (RJ).

Na região da cidade de Volta Redonda (RJ), foi realizada uma operação de ultrapassagem da 3ª DE VERDE, tropa que, no quadro fictício do exercício, ocupava posição defensiva e cobria a aproximação dos nossos meios em relação ao inimigo hipotético.

As operações de ultrapassagem de uma tropa interposta exigem grande coordenação e controle de todos os envolvidos, tendo em vista os riscos inerentes a essa atividade. Guias balizaram os itinerários de aproximação, contribuindo para o sucesso da ação.

Fonte: GUEs – 9ª Bda Inf Mtz

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).