O Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz) contribuiu com a composição do estado-maior de uma Força Terrestre Componente na Operação Panamax 2021.  A atividade, que ocorreu no período de 11 a 18 de junho de 2021,  na cidade de Miami (FL), é um exercício conjunto-combinado de defesa do Canal do Panamá, realizado anualmente pelo Comando Sul dos Estados Unidos da América.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz) enviou o Major Paulo Eustáquio dos Santos Junior, para representar o Exército Brasieliro na função de Oficial de Operações de Informação, militar responsável pela sincronização, no tempo e no espaço, de todas as capacidades relacionadas à informação (CRI) para o sucesso da manobra tática, no ambiente informacional.

A Panamax 21 contou com 18 nações amigas em um quadro hipotético de operações no amplo espectro para a defesa da livre navegação dessa importante rota do comércio mundial. Tal atividade se encontra no contexto do Processo de Valorização do GUEs-9ª Bda Inf Mtz, Força de Emprego Geral Prioritária e tradicional Grande Unidade da Força Terrestre.

Fonte: GUEs – 9ª Bda Inf Mtz
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).