A 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz) iniciou, nesta segunda-feira, 1º de novembro de 2021, o exercício de simulação construtiva – jogo de guerra – no âmbito da Operação Escudo Verde. A atividade dá continuidade ao Programa de Adestramento Avançado, que começou com a participação da brigada na Operação Amazônia.
O exercício de simulação construtiva é realizado com apoio do Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), situado em Santa Maria (RS), começando com a preparação dos operadores e controladores para utilizar o Sistema de Simulação de Combate da Força Terrestre (COMBATER), e tem por finalidade adestrar os oficiais dos estados-maiores da 13ª Bda Inf Mtz, bem como os de suas organizações militares subordinadas, em nível tático e em ambiente de combate no amplo espectro. Tudo com a finalidade de instigar a mentalidade proativa e reativa em uma situação de combate, por meio da solução de problemas militares simulados expedidos pela direção do exercício.
O termo “jogo de guerra” se refere a um exercício tático realizado no contexto de adestramento de posto de comando, quando são empregados meios computacionais para a apresentação digital do cenário e para a simulação de operações continuadas de combate, apoio ao combate e logístico. O objetivo é obter o realismo dos resultados das integrações quanto ao consumo de suprimentos, de tempo e às perdas em pessoal e material.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O jogo de guerra da 13ª Bda Inf Mtz teve início com o recebimento da Ordem de Operações Escudo Verde do escalão superior, emitida pelo Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Valério Luiz Lange. A atividade prosseguiu, nessa primeira jornada, com a expedição da Ordem de Operações da 13ª Bda Inf Mtz, feita pelo seu Comandante, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima.
Operação Amazônia
A Operação Amazônia, exercício de adestramento avançado tático do Comando Militar da Amazônia (CMA), teve por objetivos estratégicos elevar sua operacionalidade, empregando meios orgânicos do CMA e grandes unidades, como a 13ª Bda Inf Mtz, em operações no ambiente de selva e no quadro de simulação de defesa externa. Naquela oportunidade, a brigada realizou o deslocamento de 2.300 km desde Cuiabá (MT) até Porto Careiro (AM).
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395