No dia 28 de agosto de 2021, no Quartel General do Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha,  com a presença de familiares e amigos, foi realizada uma formatura de despedida dos 40 militares que seguem, a partir do dia 3 de setembro de 2021, para Roraima. Nos próximos cinco meses, eles estarão participando da Operação Acolhida, juntamente com outros militares de diversas organizações militares do Comando Militar do Leste e de outros Comandos Militares de Área, para dar continuidade às ações da Força-Tarefa Logística Humanitária.

A operação foi desencadeada em março de 2018 pelo Ministério da Defesa, que atua em conjunto com outros Ministérios e diversas agências. A operação proporciona apoio e assistência humanitária aos imigrantes oriundos da Venezuela, que diariamente entram no Brasil pela fronteira norte. Até meados do mês de setembro, outros 80 militares embarcarão para Boa Vista (RR), para compor o 12º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária.

Pela terceira vez, o contingente é integrado por militares da Brigada de Montanha, que estarão em Roraima estendendo a mão amiga do Exército Brasileiro aos mais necessitados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).