Brigada de Cavalaria Mecanizada celebra 100 anos em Uruguaiana (RS)

Uma grande programação foi realizada na terça-feira, dia 8 de março, em Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, para celebrar os 100 anos da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. As atividades contaram com as presenças do Comandante do Exército Brasileiro, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e do Comandante Militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade.

A programação iniciou com uma visita ao 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, uma das organizações militares mais tradicionais do sul do país, com 128 anos de história. No local, os comandantes e demais convidados conheceram as garagens e oficinas dos blindados. Na sequência, foram ao 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, onde visitaram as instalações e conferiram as adequações no ginásio de esportes.

A formatura, no Quartel-General da Brigada Charrua, ocorreu no período da noite, logo após o belo pôr-do-sol sobre o Rio Uruguai, na fronteira com Paso de los Libres, na Argentina. A solenidade contou com a presença de autoridades militares e civis e foi marcada pela apresentação de um vídeo institucional, que conta a história da instituição, e pelo vibrante desfile da tropa em forma. “O que eu considero mais importante neste momento é a presença do Comandante do Exército na ponta da linha, tendo contato com a tropa, podendo conversar com a cadeia de comando no local da operação, no local onde a gente vive, para poder atualizar os nossos quadros e transmitir o que acontece na Força”, disse o General Paulo Sérgio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“É uma satisfação estar em Uruguaiana para comemorar os 100 anos da Brigada Charrua, onde eu tive o privilégio de servir durante o meu tempo de capitão no 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado. É uma brigada tradicional e importante para o Exército Brasileiro e que agora comemora mais um aniversário, cumprindo a sua missão”, acrescentou o General Valério Stumpf Trindade.

“Para mim, estar à frente desta brigada é uma satisfação, e é uma honra poder estar celebrando este momento único na existência da instituição”, completou o General Willian Koji Kamei, Comandante da Brigada Charrua.

“É um momento histórico, principalmente em virtude de tudo que a gente viveu nestes últimos dois anos, onde o Exército, mas em especial a nossa Brigada Charrua, nos estendeu a mão. E, em nome da comunidade, eu tenho a obrigação de agradecer o apoio e o suporte não só na pandemia mas em todos os momentos”, concluiu o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello.

Fonte: Comando Militar do Sul

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui