No período de 14 a 18 de fevereiro, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a Operação Ágata dentro de sua área de responsabilidade, no estado do Mato Grosso do Sul.

O objetivo da operação foi contribuir com os órgãos de segurança pública e fiscalização no combate aos ilícitos transfronteiriços. Durante a operação, foram amplamente empregados os meios do Sistema de Monitoramento de Fronteira (SISFRON) e os efetivos das organizações militares da brigada.

Foram realizadas 62 ações de patrulhamento da linha de fronteira, postos de bloqueio e controle de estradas e monitoramento de áreas de interesse, com apreensões de drogas, armas ilegais, produtos de contrabando e de descaminho, no valor de cerca de um milhão de reais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 4ª Bda C Mec

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).