blank

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No dia 26 de maio, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) recebeu a Comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) na Guarnição de São Gabriel da Cachoeira e no 5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF), em Maturacá-AM.

Ao chegar nas instalações da Brigada, a comitiva composta por autoridades civis e militares e presidida pelo Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, foi recebida com a “Saudação Indígena”, cerimônia realizada por militares de diferentes etnias indígenas da região, que saudaram os visitantes em seus respectivos dialetos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante da 2ª Bda Inf Sl, General de Brigada Ricardo Augusto da Amaral Peixoto, ministrou uma palestra com o objetivo de apresentar as características e peculiaridades da região, bem como as peculiaridades do emprego do Exército Brasileiro no noroeste da Amazônia.

A comitiva deslocou-se para o 5º PEF, onde foi recepcionada pelo Comandante do Pelotão, Primeiro-Tenente Breno José de Oliveira Celin. O General Guilherme fez uso da palavra, ressaltando a relevância da internet como meio indispensável para o exercício do Comando e Controle e como ferramenta de apoio ao atendimento dos anseios da família militar.

A comitiva realizou uma videoconferência (Maturacá-Brasília) com o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Guido Amin Naves, para demonstrar a capacidade da internet satelital implantada.

Ainda no 5° PEF, o Comandante do Comando de Fronteira Rio Negro/ 5º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RN/ 5º BIS), Tenente-Coronel Carlos Andres Schmitt, falou a respeito das atividades realizadas pelos Pelotões Especiais de Fronteiras sob o seu comando, enfatizando que a internet de maior capacidade tem aumentado o poder de combate dos pelotões fronteiriços, uma vez que possibilita o acesso ao banco de dados e mapas do Exército Brasileiro no próprio pelotão, auxilia o patrulhamento da região e consequentemente a defesa da pátria.

Concluindo as atividades em Maturacá, a comitiva realizou uma visita às instalações do PEF e à residência do Sargento de Comunicações do Pelotão, Terceiro-Sargento Tonilson Souza Sena, que lembrou o fato do contato com a sede em São Gabriel da Cachoeira, por inúmeras vezes, ser realizado somente quando chegava alguma aeronave e que agora, com a implantação da internet satelital, é instantâneo. Sua esposa, Deliane Miranda, abordou os benefícios trazidos às atividades de lazer e estudo, relatando que hoje ela pode dar continuidade a sua qualificação profissional, além de ter acesso as redes sociais que possibilitam o contato com seus familiares distantes.

A implantação de internet de maior capacidade agora é uma realidade nos sete Pelotões Especiais de Fronteira do Cmdo Fron RN/ 5º BIS. Dessa forma, as ações do Departamento de Ciência e Tecnologia contribuíram significativamente para o cumprimento da missão da “Brigada Ararigbóia” de promover o desenvolvimento presença e dissuasão regional, garantindo a soberania nacional e a defesa da Amazônia.

Fonte: 2ª Bda Inf Sl