Aluno do C-Esp-TAR-SAR em exercício de resgate

A Marinha do Brasil (MB) alcançou um marco impressionante em 2023, resgatando 754 pessoas em operações de busca e salvamento marítimo. Este feito é parte de um esforço contínuo que, desde 2019, resultou no salvamento de 5.764 pessoas em 1.818 ações distintas. A mais recente operação em andamento, a busca por um passageiro desaparecido do MSC Preziosa, ilustra a dedicação incansável da MB em face de desafios formidáveis.

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A Complexidade das Operações de Salvamento

As ações de salvamento da MB são diversificadas, abrangendo desde evacuações aeromédicas até resposta a grandes naufrágios. As causas de acionamento do Salvamar são variadas, incluindo naufrágio, homem ao mar, desaparecimento de embarcações, avarias, colisões e incêndios. Estas operações exigem vigilância constante e uma compreensão profunda das condições marítimas e fluviais.

Comunicação e Resposta Rápida

Em situações de emergência, a MB disponibiliza o número 185 para emergências marítimas e fluviais, operacional 24 horas por dia. Além disso, o uso do aplicativo NAVSEG é incentivado, oferecendo segurança e praticidade para condutores e passageiros de embarcações menores. A resposta rápida e eficaz é essencial, e a MB está equipada para lidar com diversas variáveis, como o estado do mar e a flutuabilidade dos náufragos.

O Serviço de Busca e Salvamento (SAR)

O SAR é um serviço global, gerenciado pela MB no Brasil e coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para o salvamento aeronáutico. Essas operações são reforçadas por compromissos internacionais e tratados, como a Convenção SOLAS e a Convenção de Hamburgo, aos quais o Brasil é signatário. A estrutura SAR inclui os Centros de Coordenação de Salvamento (Salvamar) em cada Distrito Naval e o Salvamar Brasil no Rio de Janeiro, abrangendo uma área de mais de 14 milhões de quilômetros quadrados.

Tecnologia e Previsão Meteorológica

O Sistema de Planejamento de Apoio à Decisão SAR (SPAD-SAR) ilustra o compromisso da MB com a inovação tecnológica. Este sistema integra metodologias avançadas e modelagem computacional para melhorar a precisão das operações de busca e salvamento. Além disso, a MB fornece previsões meteorológicas cruciais e avisos de mau tempo, fundamentais para a segurança da navegação.

Interoperabilidade entre Forças

A cooperação entre a MB e a FAB é um exemplo de interoperabilidade eficaz em ações de SAR. Esta colaboração aumenta a eficiência e a eficácia das operações de busca e salvamento, especialmente em situações complexas que exigem recursos de ambas as forças.

Estas operações de busca e salvamento não são apenas um testemunho da habilidade técnica e do compromisso da Marinha do Brasil com a segurança marítima e fluvial, mas também refletem um profundo respeito pela vida humana e pela responsabilidade nacional em proteger seus cidadãos e visitantes.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).