Google News

Nesta semana, a empresa Brave, conhecida pelo seu navegador dedicado à privacidade e com suporte para recompensas em criptomoedas, anunciou a chegada de seu motor de buscas. Sem surpresas, a principal proposta da ferramenta é oferecer pesquisas com segurança, confiabilidade e transparência — de maneira similar ao funcionamento do DuckDuckGo, por exemplo.

A ferramenta já pode ser acessada por qualquer usuário, mesmo em um navegador alternativo ao Brave. O indexador independente promete evitar que pesquisas sejam rastreadas pela “indústria de publicidade e dados”. Nesse contexto, porém, a empresa explica que ainda contará com a ajuda do Bing para buscar imagens e afirma que estas solicitações serão privadas.

Futuramente, a empresa pretende lançar uma versão paga do “Brave Search”, que possibilitará seu uso sem a presença de propagandas. Além disso, segundo os desenvolvedores, o Brave Search também auxiliará outros motores de busca em breve, expandindo sua capacidade e compatibilidade.

blank
Exemplo de pesquisa no Brave Search, ainda em sua fase de testes.
Fonte: Adriano Camacho/Captura de tela

Apesar de promissora, a proposta do Brave Search não é exatamente inovadora e pode até ser considerada uma “aposta”, como afirma o site Engadget. Possivelmentea maior dificuldade a ser encarada é a margem de uso no mercado de buscas, dominado praticamente sem concorrência pela gigante Google, que possui 92% de preferência entre os usuários.

Entretanto, o navegador Brave atualmente conta com uma base crescente de usuários e mostra que sua proposta está chamando a atenção do público preocupado com a segurança e privacidade de dados. Assim, é possível que a transição de motores de buscas mais tradicionais para o Brave Search seja algo que se popularize entre os fãs da empresa no futuro.

Fontes: Engadget, Brave e TecMundo

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui