O Comando de Operações Terrestres (COTER), em colaboração com o Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex), realizou o I Seminário Internacional de Doutrina Militar Terrestre. Realizado em Brasília entre os dias 30 de maio e 1º de junho, o seminário representa um marco no estudo e desenvolvimento de conceitos militares terrestres.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Superando Ameaças Modernas no Ambiente Operacional

O objetivo central do evento é estudar conceitos e linhas de esforços voltados para a superação das ameaças contemporâneas que se apresentam no ambiente operacional, seja dentro ou fora do campo de batalha. Essa ocasião proporciona uma valiosa oportunidade para discutir e promover a evolução da Doutrina Militar Terrestre (DMT), orientando assim a preparação e o emprego das tropas. A meta é criar condições para que a Força Terrestre possa contribuir efetivamente para o desafio conjunto de alcançar a vitória em caso de guerra.

Discussões Ricas em Temas Relevantes

Snapinsta.app 350267858 128868590210704 8802744181001344049 n 1080

O seminário foi realizado nas instalações do Quartel-General do Exército (QGEx), contando com a participação de militares de diversas nacionalidades. Os temas abordados são altamente pertinentes para a conjuntura militar atual: Operações em Multidomínio; Guerra Híbrida; Forças Blindadas e Mecanizadas; e Sistemas Remotamente Pilotados.

Fortalecimento de Laços Internacionais e Desenvolvimento Conjunto

Espera-se que o seminário sirva para estreitar os laços entre o C Dout Ex e órgãos equivalentes dos países amigos, promovendo assim o compartilhamento de conhecimentos relevantes para a doutrina e o desenvolvimento conjunto da DMT em nível internacional. O evento tem potencial para enriquecer as abordagens adotadas em relação à doutrina militar terrestre e contribuir para uma maior eficácia nas operações.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).