Grupo participante do Partner´s Program em visita ao Pão de Açúcar

O fim de semana que se encerrou marcou a conclusão da 20ª Conferência Internacional da IALA (International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities). Depois de uma semana de trabalho intenso, dedicada à segurança da navegação marítima atual e futura, o evento culminou com a eleição do novo Conselho da IALA e do brasileiro Contra-Almirante (RM1) Marcos Lourenço de Almeida para presidente da entidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto 4 iala
Contra-Almirante (RM1) Marcos Almeida em seu primeiro discurso após assumir a Presidência da IALA

A jornada começou no fim de semana anterior, com o 4º Seminário da IALA sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural dos Auxílios à Navegação, e o Seminário Pré-Conferência da IALA World-Wide Academy. O evento oficial abriu no dia 29 de maio, dando início a apresentações que compreenderam 140 sessões técnicas em dois locais distintos, o auditório principal e o ambiente paralelo, o Speaker´s Corner.

O Sucesso da Exibição Industrial

A Exibição Industrial, que se destacou pelo grande número de participantes, contou com 38 empresas exibidoras de 15 países diferentes, distribuídas em uma área de quase 2.000 m². Nesse ambiente, os presentes tiveram a chance de conhecer e debater os mais recentes desenvolvimentos em Auxílios à Navegação Marítima, incluindo a tecnologia VTS – Vessel Traffic Service (sistemas de monitoramento de tráfego de embarcações).

A Relevância da Conferência para o Brasil

Para o Capitão de Mar e Guerra Alberto Piovesana Júnior (RM1), Diretor da 20ª conferência, a realização do evento no Brasil vai além da mera atividade laboriosa – é uma chance única para o país. “Por sediarmos o evento, tivemos a oportunidade de mais brasileiros acompanharem o estado da arte nesse importante campo da indústria marítima. Além disso, tivemos a chance de apresentar a importantes participantes estrangeiros uma visão positiva do Brasil, evidenciando nosso compromisso com a segurança da navegação regional e global”, comentou.

foto capa iala 0
Grupo participante do Partner´s Program em visita ao Pão de Açúcar

foto 2 iala

O evento também foi marcado por atividades sociais e culturais, como o “Partner´s Program”, voltado aos acompanhantes dos delegados participantes da Conferência, que realçou os aspectos culturais, sociais e turísticos da cidade do Rio de Janeiro.

O Futuro da Navegação Marítima

No último dia da conferência, durante a 78ª Sessão do Conselho da IALA, o Contra-Almirante (RM1) Marcos Almeida foi eleito Presidente da entidade por unanimidade. Para ele, o futuro é promissor: “Existem grandes expectativas em andamento no universo dos Auxílios à Navegação (AtoN), em particular com a rápida evolução das tecnologias digitais e da inteligência artificial. A maior expectativa atual é a transformação da IALA em organização intergovernamental (OIG) e seus possíveis reflexos na forma de atuação da IALA”.

Para Francis Zachariae, Secretário-Geral da IALA, o evento no Brasil atingiu as expectativas da entidade. “Tivemos uma semana incrível no Rio de Janeiro, de muito sucesso para a IALA”.

A próxima conferência da IALA acontecerá em Mumbai, Índia, em 2027. A cerimônia de encerramento marcou a transição dessa responsabilidade para a Delegação Indiana.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).