Na tarde de segunda-feira (16), uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Tel Aviv, Israel. O objetivo principal é resgatar brasileiros que se encontram em áreas de conflito na região. A missão, que demonstra o compromisso do Brasil em proteger seus cidadãos, tem Roma, na Itália, como ponto de espera para a autorização final de pouso em Tel Aviv.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Equipe Preparada para Assistência

A bordo da aeronave, uma equipe especializada composta por dois médicos, duas psicólogas e duas enfermeiras está pronta para garantir o bem-estar e a segurança dos repatriados durante o transporte. O retorno ao Brasil está programado para quinta-feira (19), com previsão de chegada às 2h30 no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Apoio Humanitário ao Oriente Médio

Além da missão de resgate, o voo carrega uma importante carga humanitária: 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos de saúde. Esses insumos são capazes de atender até 3 mil pessoas por um mês. Os purificadores, quando somados a outros já enviados, têm a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água diariamente.

O Ministério da Saúde informou que cada kit de assistência contém 48 itens essenciais, incluindo medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de equipamentos como luvas e seringas. Esses kits, que pesam 267 quilos no total, são especialmente preparados para atender populações em situações de emergência em saúde pública.

Compromisso Brasileiro com seus Cidadãos

Esta é a sétima missão do tipo enviada pelo governo brasileiro ao Oriente Médio. Até o momento, 916 passageiros e 24 pets já foram trazidos de volta ao Brasil. Uma outra aeronave, a VC-2 (Embraer 190), aguarda em Roma a autorização para seguir ao Egito e resgatar brasileiros na Faixa de Gaza. Essas ações reforçam o compromisso do Brasil em proteger seus cidadãos, independentemente de onde eles estejam, e em promover a paz e a solidariedade internacional.

Com info da Agencia Brasil

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).