Em uma iniciativa que destaca a cooperação e a amizade entre nações, a Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar (MBCEM) deu início a um programa de capacitação técnica em topografia avançada, destinado a oficiais e sargentos da Engenharia Militar do Senegal. Esta ação, realizada na cidade de Bargny, Senegal, é uma resposta direta à solicitação do Exército Senegalês, que busca aprimorar suas habilidades em projetos geométricos voltados para a construção de estradas.

Especialização em Topografia

imagem 2023 09 28 061115019

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A formação em topografia avançada é de suma importância para a Direção de Engenharia e Infraestrutura das Forças Armadas do Senegal (DIRGEN), a esfera mais elevada da Engenharia Militar no país. O treinamento, que ocorre entre 25 de setembro e 6 de outubro, é ministrado por especialistas brasileiros, incluindo o Coronel Marcelo Florentino Borlina e o Major Renato Cancherini Lefone. Além deles, o Terceiro-Sargento Topógrafo Ítalo Luis Azevedo Mendes e o tradutor Amadou Balde também desempenham papéis cruciais no processo.

Fortalecendo Laços desde 2016

A parceria entre o Brasil e o Senegal na área de Engenharia Militar não é recente. Desde 2016, a MBCEM tem trabalhado em estreita colaboração com a Engenharia Militar Senegalesa. Esta relação contínua não apenas fortalece os laços de amizade e camaradagem entre as Forças Armadas dos dois países, mas também eleva e projeta a expertise da Engenharia Militar Brasileira no cenário senegalês.

Um Futuro Promissor

A cooperação entre Brasil e Senegal é um exemplo brilhante de como a colaboração internacional pode trazer benefícios mútuos. Com a troca de conhecimentos e experiências, ambas as nações se fortalecem, garantindo um futuro mais seguro e desenvolvido para seus cidadãos.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).