De 7 a 9 de março, representantes da Chefia do Preparo do Comando de Operações Terrestres (COTER) e do Comando do US Army South, do Exército dos Estados Unidos da América, conduziram a 1ª reunião para o desenvolvimento da concepção do Exercício CORE 23.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade teve a finalidade de dar início aos planejamentos do exercício, previsto para acontecer na área do Comando Militar do Norte (CMN), em novembro de 2023, no qual uma subunidade do Exército dos EUA será inserida nas tropas da Força de Prontidão (FORPRON) orgânicas da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), por ocasião de sua certificação.

Dentre os temas tratados na reunião em San Antonio, destacam-se os assuntos relativos ao preparo da tropa, demandas logísticas, coordenações táticas e a ratificação dos calendários de reuniões e treinamentos, que serão desenvolvidos até a execução do exercício propriamente dito.

Os exercícios CORE, acrônimo em inglês para Combined Operations and Rotation Exercises, são resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipulou a realização de exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências de combate e trocam conhecimentos sobre doutrina, táticas, técnicas e procedimentos operativos.

Fonte: COTER
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).