No alto Solimões, na cidade de Tabatinga (AM), os Navios-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e “Rondônia”, assim como o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz” e a aeronave UH-12, inciaram a Operação BraColPer Naval 2022, compondo o Grupo-Tarefa (GT) da Flotilha do Amazonas até o dia 10 de agosto. Neste momento, a comissão navega no Rio Amazonas Peruano a caminho da cidade de Iquitos, no Peru.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Operação BraColPer reúne as capacidades das Marinhas do Brasil (MB), Colômbia e Peru desde 1974, com o objetivo de realizar exercícios mediante de intercâmbio de conhecimento na Tríplice Fronteira, aprimorando o nível de adestramento e permitindo assim a eficácia nas operações combinadas das unidades navais dos países participantes.

A Operação é dividida em três fases e envolve mais de 400 militares. As fases I e II são realizadas nos Rio Marañon, o Rio Solimões Peruano, entre as cidades de Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru), nos períodos que coincidem com as datas das Independências desses países, comemoradas nos dias 20 e 28 de julho, respectivamente. Ao final dessas fases, os navios que compõem o GT regressam para as suas sedes. Como nos anos anteriores, a fase III, realizada no estado do Amazonas, ocorrerá nos Rios Solimões e Negro, no mês de setembro, justamente por ocasião da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.

O Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo enfatizou que é um privilégio para a MB participar como marinha-anfitriã no ano em que o Brasil comemora o bicentenário da sua Independência.

“A Bacia Amazônica dá acesso ao mais interior de nossos países, sendo, portanto, tema de atenção compartilhada. Exige, consequentemente, ações conjuntas, que promovam continuidade além fronteiras. Muito além da histórica e sólida amizade entre nossas nações, a atuação multinacional na região amazônica é um imperativo, que deve estar assentada sobre um robusto sistema de cooperação, nos diversos níveis de decisão”, destacou o Almirante.

Comemorações da Independência da Colômbia
No dia 20 de julho de 2022, na cidade de Letícia – Colômbia, foram realizadas as celebrações relativas ao 212º aniversário da Independência da Colômbia com a presença de autoridades civis e militares brasileiras. Dentre os eventos protocolares, destacam-se a celebração de uma missa na Catedral de Letícia, além do desfile cívico alusivo aos 212 anos da Independência da Colômbia, onde militares da Marinha e do Exército do Brasil também desfilaram pelas ruas da cidade. Na ocasião, houve demonstração de pessoal, meios e equipamentos operativos militares colombianos; como também aposição floral diante do busto do Almirante Padilla, herói colombiano que teve participação decisiva na Independência.

Já no rio Marañon, os Navios-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e “Rondônia”, e o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”, da Marinha do Brasil, acompanhado dos Navios “ARC Rey”, “ARC Letícia”, “ARC Joyss” da Armada da Colômbia mais o navio “BAP Clavero” da Marinha de Guerra do Peru, realizaram um Desfile Naval encerrando as comemorações do dia pátrio.

Por Capitão-Tenente (RM2-T) Gisleine Assunção Alves
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).