A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou, no dia 28 de janeiro de 2022, o tradicional Batismo das Armas, conduzido pelos Cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Comunicações e Engenharia. A atividade marca a recepção dos novos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) para o período de qualificação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os infantes realizaram a pista de progressão diurna no Campo de Instrução do Atalaia, composta por seis obstáculos. Os cavalarianos, conduzidos em viaturas blindadas de transporte de tropa Guarani até a Praça Cavalo Bororó, visitaram a exposição de viaturas Pelotão de Cavalaria Mecanizado e participaram da formatura de entrega das lanças.

Os artilheiros participaram da Prova Coronel Jorge Teixeira, composta de prova de natação de revezamento, corrida com cunhetes, orientação e corrida com obuseiro. Os engenheiros realizaram a Corrida do Bote até o Parque de Pontes, onde houve a passagem simbólica do remo entre todos os novos alunos. Os comunicantes, na Corrida da Bobina, realizaram o revezamento de bobinas de fio à frente dos pelotões. As atividades se encerraram com a entrega das insígnias das armas que foram escolhidas pelos alunos ao final do primeiro ano letivo e que acompanham o militar por toda a sua carreira.

Fonte: ESA

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).