A 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª BIA AAAe AP) realizou, no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), o adestramento tático das guarnições da 1ª Seção de Artilharia Antiaérea Autopropulsada, fração de pronto emprego da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ocorrida na última semana de maio, a atividade teve por finalidade aplicar os conhecimentos adquiridos durante o ciclo de instruções e ainda aprimorar as capacidades táticas da fração constituída e o exercício do comando pelo chefe de unidade de tiro da viaturas blindadas de combate antiaéreo (VBC AAe) Gepard 1 A2.

No exercício, conduzido pela Seção de Instrução de Blindados da 6ª BIA AAAe AP, os militares foram avaliados nos procedimentos de conduta auto diurna e noturna, orientação embarcada, procedimento para transposição de curso d’agua, deslocamento através campo, transposição de obstáculos naturais, reconhecimento escolha e ocupação de posição (REOP) de unidade de tiro e engajamento de alvos simulados.

Foram empregados, na atividade, diversos recursos da viatura em contexto tático, como os periscópios e sistema de visão infravermelho, que permitem o deslocamento noturno com toda guarnição no interior da viatura. Todas as atividades realizadas seguiram os protocolos de prevenção à covid-19.

Fonte: 6ª BIA AAAe AP
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).