Sant’Ana do Livramento (RS) – Na semana em que o Exército Brasileiro comemorou o dia da Arma de Artilharia, celebrado em 10 de junho, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) promoveu diversas atividades a fim de homenagear e resgatar os feitos e as tradições do seu patrono, o Marechal Emilio Luis Mallet.

Na terça-feira, dia 7 de junho, foram realizadas as celebrações religiosas para os segmentos católico, evangélico e espírita. A subunidade realizou a entrega de 966 (novecentos e sessenta e seis) donativos arrecadados durante a Campanha “Agasalho do Bem” ao Clube de Mães Nossa Senhora, instituição de cunho social que atende pessoas em situação de vulnerabilidade no município. No período da tarde, os cabos e soldados participaram de uma palestra do Programa “Soldado de Sucesso – Uma Visão Estratégica”, conduzida pelo Senhor Cícero Gomes Ribeiro da 2ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar.

No dia 8 de junho, aconteceram as competições desportivas, entre elas a competição de cabo de guerra, a corrida com obstáculos e futebol. Na manhã do dia 9 de junho, a 2ª Bateria abriu os seus portões para os alunos da Escola Professor Dias, oportunidade em que lançou a 2ª exposição cultural alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil, uma parceria firmada entre a subunidade e o Museu Sem Fronteiras da cidade de Rivera – Uruguai. Nessa exposição, os escolares puderam apreciar materiais do período imperial do país. Nesse mesmo dia, foi realizado um encontro com os Veteranos da Reserva Ativa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Encerrando as atividades comemorativas ao dia da Arma de Artilharia, a Bateria realizou a tradicional formatura com a presença de convidados e familiares. Na ocasião, foram realizados a entoação da Canção da Artilharia, a colocação da Corbélia de flores junto ao busto do Marechal Mallet, a declamação do Poema Se, o desfile dos Eternos Artilheiros, como também da tropa em continência ao seu comandante e em homenagem ao seu patrono. Participaram da solenidade a Cônsul-Geral do Brasil em Rivera, Embaixadora Ana Lélia Benincá Beltrame, o Comandante do Grupo “Las Piedras” de Artillería 105mm nº 3 da cidade de Paso de Los Toros em Tacuarembó – Uruguai, os Coronéis Veteranos Eurico da Silva Brandão e Rinalvo Balbino de Oliveira, eternos Comandantes da Bateria, e demais autoridades do Brasil e do Uruguai.

Smn Art Bia 13 Smn Art Bia 9 Smn Art Bia 7 Smn Art Bia 5 Smn Art Bia 6 Smn Art Bia 2 Smn Art Bia 3 Smn Art Bia 4

Crédito das Fotos: Cb DOUGLAS, Sd ROBERT, Sd NOGUEIRA, Sd NUNES e Sd VELAZCO.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).