Na semana em que o Exército Brasileiro comemora seus 374 anos, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) promoveu diversas atividades a fim de celebrar o transcurso do Dia do Exército, comemorado em 19 de abril e, também, o lançamento da exposição alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia 18 de abril, em um momento de reflexão e manutenção da fé, foram promovidas celebrações religiosas para os segmentos católico, evangélico e espírita. Na manhã de 19 de abril, militares da subunidade ministraram palestra institucional sobre o Dia do Exército e as formas de ingresso na Força para alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Júlio de Castilhos e do Instituto Livramento, e para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola cívico-militar João Souto Duarte.

Em solenidade militar, no período da tarde, foi lida a Ordem do Dia do Comandante do Exército e realizada a entrega da medalha de Praça Mais Distinta, do ano de 2021, ao Soldado do efetivo profissional Willian Madruga Donel. Ao término da formatura, foi lançada a Exposição alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil, que será comemorado em setembro desse ano, uma parceria firmada entre o Espaço Cultural “Coronel Luiz Carlos Fialho” da 2ª Bateria e o Museu Sin Fronteras Binacional da cidade de Rivera-UY. Nesta primeira exposição, foram expostos materiais dos povos indígenas e do período colonial do Brasil. Prestigiaram o evento, o Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Rivera, Senhor Carlos Leopoldo Gonçalves de Oliveira, a Consulesa do Uruguai em Sant’Ana do Livramento, Senhora Elisa Fabiola Pérez Balcón, o Comandante do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado e da Guarnição Federal, o Tenente-Coronel Rafael Polinício Lanza Braga e demais autoridades civis e militares, do Brasil e do Uruguai.

Na quarta-feira, 20 de abril, a organização militar recebeu alunos das Escolas Municipais Pacheco Prates, Célia Irulegui e Saldanha Marinho, e da Escola cívico-militar João Souto Duarte, os quais apreciaram o acervo histórico da exposição alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil. A visita foi guiada pelo proprietário do Museu Sin Fronteras Binacional, Senhor Antonio Maria Boero, que contribuiu para reforçar a importância de ambas as datas, fortalecer o patriotismo e o espírito de civilidade, bem como rememorar os fatos históricos e cultuar os vultos e heróis brasileiros.

Smn Ex Bia 1 Smn Ex Bia 2 Smn Ex Bia 3 Smn Ex Bia 4 Smn Ex Bia 5 Smn Ex Bia 6 Smn Ex Bia 7 Smn Ex Bia 8 Smn Ex Bia 9 Smn Ex Bia 10

Crédito das Fotos: 1º Sgt RISSARDO, Cb DOUGLAS e Sd ROBERT

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).