O curso contou com 32 participantes

O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, no período de 29 de novembro a 17 de dezembro, realizou o Curso Especial de Salto Livre (C-Esp-SaL) 2021, em Resende (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O C-Esp-SaL 2021 tem o objetivo de habilitar Elementos de Operações Especiais para a execução do salto livre de uma aeronave em voo, utilizando paraquedas de abertura comandada. Foram formados 32 novos saltadores livres, sendo dez Comandos Anfíbios, 14 Auxiliares de Comandos Anfíbios, 7 Mergulhadores de Combate e 1 Policial Federal.

Durante o período, foram realizados 485 saltos. A atividade contou com a participação de militares do Grupamento de Mergulhadores de Combate e apoio do 1º/15º GAV – Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira, da Empresa Sky Dive 4 Fun, do Clube de Paraquedismo Skydive Netunos e das instalações do Aeroclube de Resende.

weru67o96ik5uj4hytgwfcdf
Foram realizados 485 saltos durante o curso
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).