Araguari (MG) – Em formatura realizada na manhã do dia 29 de julho, o 2° Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá comemorou seus 84 anos de criação com a presença do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, do Diretor de Obras de Cooperação, General de Brigada Rogério Cetrim de Siqueira, além de autoridades do poder Executivo, Legislativo, entidades civis, militares e população em geral.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Instalada inicialmente em 1938 em Rio Negro no Estado do Paraná, a organização militar foi transferida, em 1965, para a Cidade de Araguari com a primeira missão de integrar a Capital Federal, Brasília, recém-construída, ao Sistema Ferroviário Nacional.

Além da formatura, para comemorar a importante data, foi realizada no dia 19 de julho, uma Competição de Tiro, com a participação de integrantes da Unidade e segmentos diversos de entidades públicas. No dia 24 de julho, ocorreu as 10 Milhas Mauá, que consistiu em três percursos distintos (3, 6 e 10 Milhas) de corrida pelas ruas do município.

Fonte: 2º Batalhão Ferroviário

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).