No dia 04 de janeiro, o 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS (Amv)) iniciou as atividades do projeto piloto do Núcleo de Formação de Reservistas do Comando Militar da Amazônia – NFR/CMA.  Projeto pioneiro que visa centralizar a formação dos soldados do efetivo variável (EV) do 1º BIS (Amv)), 7º Batalhão de Polícia do Exército  (7º BPE) e do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx). Os periodo de Instrução Individual Básica e da Qualificação Comum serão condensados em nove semanas, sendo cinco de internato, visando desonerar as OM selecionadas dos encargos de formação e permitindo quem em 05 de março as OM selecionadas recebam os soldados aptos ao desempenho de todas as atividades básicas e assim aumentar a situação de prontidão do CMA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O NFR/CMA irá funcionar em 2021 com 352 soldados e contará com uma equipe de 78 instrutores, monitores e militares de apoio selecionados entre as OM participantes. Esses militares estarão exclusivamente dedicados as atividades do NFR, permitindo um melhor rendimento e padronização na formação dos recrutas.

Em função da pandemia do COVID-19, todas as atividades serão executadas seguindo todos os protocolos de prevenção, como distanciamento, uso de máscaras, medição de temperatura, testagem sorólogica, entre outras medidas.

article 6

Fonte: 1º BIS (Amv)
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).