Voiced by Amazon Polly

Google News

No dia 27 de julho, o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), Batalhão General Couto de Magalhães, realizou solenidade militar em comemoração ao seu 51º aniversário de transformação e de instalação em Cuiabá.

51 Anos de realizações

No dia 28 de julho de 1970, com o objetivo de construir a BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém), na ocasião do Programa de Integração Nacional, o então 3º Batalhão Rodoviário foi transferido de Carazinho para Cuiabá e recebeu sua denominação atual. Então, os integrantes do novo 9º BEC iniciaram a mobilização para a nova sede; e já assumiram, no dia 1º de setembro de 1970, os trabalhos na BR-163.

Cerca de 1500 homens, militares e civis, trabalharam incansavelmente na implantação da BR-163, enfrentando o clima adverso, a densa floresta amazônica e as doenças endêmicas. Os pioneiros da BR-163 não deixaram somente o suor nesta epopéia, 21 deles deixaram sua vida. Nas proximidades dos destacamentos surgiram e cresceram vilas que mais tarde se transformariam em prósperas cidades, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.

O 9º BEC avançou 321 Km além do previsto, encerrando os trabalhos 28 Km ao norte de Novo Progresso (PA), totalizando 1.114 Km de rodovia implantada até 20 de outubro de 1976, integrando de fato a região norte ao restante do Brasil.

Desde então o 9º BEC continua cumprindo com vigor e entusiasmo importante papel como instrumento de desenvolvimento, nas inúmeras obras militares e de cooperação que realiza em vários locais do Brasil, nas missões de paz internacionais e nas situações de calamidade, mantendo o adestramento de seu pessoal e sua capacidade operativa e entregando à sociedade cidadãos especializados após a conclusão do serviço militar.

Fonte: 9º Batalhão de Engenharia de Construção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui