Na última sexta-feira, 22 de abril, foi celebrado o 167º aniversário do 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv) e o Dia do Exército Brasileiro na organização militar. As comemorações tiveram seu ponto alto, com a solenidade, no Pátio de Formaturas “General Rodrigo Octávio”. Na oportunidade, o Comandante do Batalhão, Tenente-coronel Nogueira, agraciou militares com medalhas de Corpo de Tropa e Serviço Amazônico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após a solenidade, os convidados participaram da inauguração do novo monumento da unidade, que estampa uma frase de autoria do General de Brigada Veterano Álvaro Nereu Klaus Calazans, profundo conhecedor da história do Batalhão: “Neste local fundem-se em sinergia o pioneirismo dos rondonianos do 2º BRV e o estoicismo dos ferroviários do 1º B Fv, cujo espírito dá grandeza ao aquartelamento de Lages”. Uma homenagem que retrata a presença da Engenharia Militar nos campos de cima da Serra Catarinense.

O 1º B Fv escreve em sua história, uma epopeia de feitos, que até hoje, refletem a favor da sociedade, tem um passado de realizações, testemunhado por um acervo gigantesco de obras ferroviárias, construídas nos três estados do Sul do Brasil, sendo que suas missões mais recentes são: a duplicação da BR-116 no RS entre Guaíba e Tapes e a Barragem de Arvorezinha, que está em fase inicial, também no estado gaúcho.

Fonte: 1º Batalhão Ferroviário

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).