No dia 27 de julho, ocorreu a Operação Biguá, coordenada pelo 27º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (27º BI Pqdt), na região de Sahy, Mangaratiba-RJ. Conhecida no meio aeroterrestre como Força-Tarefa Biguá (FT Biguá), essa fração é constituída por militares das diversas unidades da Brigada de Infantaria Paraquedista, tendo o 27º BI Pqdt como sua “espinha dorsal” e responsável por sua seleção e treinamento.
A capacitação da FT Biguá é realizada em 3 estágios, sendo o objetivo final a realização de uma incursão aeroterrestre com toda a força-tarefa conduzindo seus meios orgânicos, em uma zona de lançamento aquática, para o cumprimento de uma missão enquadrada em um cenário de conflito atual.
Por ser uma atividade complexa, sua preparação deve ser contínua e meticulosa, a fim de manter os níveis operacionais e de segurança dentro dos padrões desejáveis. Durante o processo de preparação, a FT realiza constantes experimentações doutrinárias com o apoio do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), da Companhia de Precursores Pára-quedistas (Cia Prec Pqdt), do Batalhão de dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) e da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Pára-quedista (1ª Cia E Cmb Pqdt), a fim de desenvolver as técnicas mais adequadas para realizar a atividade.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O B DOMPSA juntamente com a Cia Prec Pqdt e a 1ª Cia E Cmb Pqdt ficaram responsáveis pelos recolhimentos dos paraquedas no meio aquático, bem como segurança na zona de lançamento aquática.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395