O 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BI Mec) do Exército Brasileiro venceu três categorias da VII Mostra de Atitudes Empreendedoras promovida pelo Instituto Alair Martins (IAMAR): instituição educadora; educador, conquistada pelo Primeiro-Tenente Bruno Moreira Correa; e melhor projeto, conquistada pelos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) de 2020. A solenidade de premiação foi realizada no dia 4 de fevereiro no próprio Batalhão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Denominada “Delta Simplifique”, a iniciativa dos alunos do NPOR consiste em um site de compras online voltado à aquisição de material escolar. Funcional e intuitiva, a plataforma ainda contribui para a sustentabilidade ao fornecer descontos aos clientes em troca da reciclagem de papel. O projeto do NPOR foi um dos três selecionados ao participar de votação popular realizada pela internet e obteve a primeira colocação com mais de 25 mil votos.

Instituto
O IAMAR é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua desde 2006. A missão da instituição é desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da educação para o empreendedorismo. Para tanto, foi criado o “Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras”.

O eZAPe! é uma ferramenta online que contribui com a travessia do jovem entre o mundo da educação e o mundo do trabalho por meio da confecção de projetos de empreendedorismo. Até o ano de 2020, o eZAPe! atendeu nove unidades da Federação e 54.879 alunos. Após a realização de seus projetos, os grupos participantes confeccionam um vídeo explicativo sobre o trabalho desenvolvido e o enviam à comissão técnica do programa para participar da Mostra de Atitudes Empreendedoras.

Fonte: 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).