No dia 4 de abril, o 12° Batalhão de Suprimento (12º B Sup) realizou a abertura do Estágio de Área de Operações com Explosivos e Munições, conduzido por militares da unidade e com o apoio de um oficial do 6º Batalhão de Engenharia de Construção. O estágio tem como objetivos: capacitar os oficiais e sargentos, no âmbito do Comando Militar da Amazônia (CMA), a exercerem atividades normativas de controle de estoque de munições e destruição de engenhos falhados e prevenir a ocorrência de acidentes no manuseio de explosivos e munições. A atividade inicial foi realizada no auditório da organização militar e contou com a presença do Coronel Veterano Rinaldo, do CMA, do Coronel Sato e do Capitão Veterano Alberto, ambos da 12ª Região Militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante do 12º B Sup, Tenente-Coronel Toniolo, deu as boas vindas, ressaltou a importância do estágio e levou conhecimentos passados, pela Diretoria de Abastecimento, na última reunião de Coordenação Logística. Foi apresentada a equipe de instrução e o Chefe da 3ª Seção e Oficial de Prevenção de Acidentes na Instução do 12º B Sup, Capitão Vargas, apresentou o quadro de trabalho semanal do estágio e as atividades administrativas.

Participam do estágio cerca de 30 militares de Organizações Militares do CMA, que terão instruções teóricas e práticas sobre tipos de munição; normas de empaiolamento de munições, explosivos e atifícios; controle de temperatura e umidade de um paiol; métodos de destruição; medidas de segurança; entre outras. As instruções serão ministradas nas intalações da 2ª Companhia de Suprimento e acontecerão até 8 de abril.

Fonte: 12º B Sup

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).