|

Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais promove replantio, sustentabilidade e educação ambiental.

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Replantio de mil mudas nativas marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de maio, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, conhecido como Batalhão Tonelero, iniciou o replantio de mil mudas da mata nativa. O evento, realizado em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), contou com a participação ativa da tripulação da OM e de 180 crianças de duas escolas da rede municipal: a Escola Municipal Doutor Nelcy Noronha e o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Clementina de Jesus, ambos com estudantes do ensino fundamental.

As mudas plantadas foram doadas pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE). Esta colaboração entre instituições públicas e a comunidade local visa não apenas a revitalização da vegetação característica da Mata Atlântica na área do Batalhão Tonelero, mas também no entorno do Parque Estadual do Mendanha.

Integração militar e estudante no replantio – Créditos Marinha do Brasil

Objetivos do projeto

O projeto tem como objetivo principal revitalizar a mata nativa, promovendo o equilíbrio da biodiversidade. A inclusão e o retorno de animais e outras formas de vida do bioma local são aspectos fundamentais desta iniciativa. Este tipo de ação é essencial para fomentar um ecossistema saudável e equilibrado, permitindo que as espécies locais prosperem e contribuam para um ambiente sustentável.

Educação ambiental e sustentabilidade

Além dos benefícios ecológicos, a iniciativa reforça o compromisso da Marinha do Brasil com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região. Ao envolver estudantes e a comunidade, a ação também promove a conscientização ambiental, ensinando as futuras gerações a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

A participação de jovens estudantes no replantio é uma demonstração clara de como a educação e a prática ambiental podem andar juntas. Esta experiência prática é uma forma eficaz de ensinar valores de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, criando um impacto positivo e duradouro na comunidade.

Estudantes da E.M. Dr Nelcy Noronha acessando o local do replantio – Créditos Marinha do Brasil

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas