No período 2 a 5 de maio, o Estado-Maior (EM) do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (25º BI Pqdt) está realizando a 1ª Simulação Construtiva de 2022, exercício previsto no escopo do plano de adestramento da Brigada de Infantaria Pára-quedista.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Simulação tem como objetivo principal capacitar e adestrar o EM da Força-Tarefa Afonsos no planejamento de operações convencionais utilizando o Processo de Planejamento e Condução das Operações Terrestres para Defesa da Pátria e para a manutenção da capacidade operacional de mobilidade estratégica e prontidão.

Durante a simulação propriamente dita, o EM planejou um assalto aeroterrestre com meios recebidos da Força Aérea Brasileira na zona de lançamento Mirim (RS), por meio das aeronaves C-105 Amazonas, C-130 Hércules e KC-390 Millennium; reorganização; marcha para o combate; ataque coordenado, com a finalidade de estabelecer a conquista e manutenção de uma cabeça de ponte aérea numa área de interesse para o escalão superior; além de diversas situações de condutas por meio de problemas militares simulados.

O planejamento do EM está sendo realizado no Ccentro de Operações Táticas, que seria estabelecido após a chegada do Escalão de Acompanhamento na área de operações.

Ao concluir essa etapa, o 25º BI Pqdt segue se adestrando, sempre apto para atuar, no prazo máximo de 24 horas após o seu acionamento, em qualquer parte do território nacional ou em outras regiões de interesse estratégico no exterior.

Fonte: Batalhão de Infantaria Pára-quedista

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).