No dia 11 de março, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), por intermédio de seu Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOpMth), iniciou a condução do Curso Básico de Montanhismo/1º turno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um efetivo de 33 alunos participa do curso, dentre oficiais e sargentos das unidades da Brigada de Montanha, da Brigada Paraquedista, da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Sargentos das Armas, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

Como primeiro evento, foi realizada a formatura de apresentação do turno e, na sequência, o Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), General de Brigada João Felipe Dias Alves, ministrou a aula inaugural, destacando a visão de futuro da Brigada de Montanha e a importância dos especialistas em montanhismo militar nesse contexto. No dia 14 de março, foi realizado o cerimonial de verificação do aprestamento do aluno.

O curso tem duração de seis semanas, divididas em fases com o objetivo de formar o guia de cordada, responsável pela condução de tropas no ambiente operacional de montanha, pela equipagem de vias para ultrapassagem de obstáculos verticais e horizontais por parte da tropa e pela montagem de sistemas de resgate e autoresgate em montanha.

Fonte: 11º Batalhão de Infantaria de Montanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).