Santa Cruz do Sul (RS) – No dia 28 de março, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado, “Regimento Gomes Carneiro”, realizou uma homenagem ao Senhor José Maria Vedoy da Silva, soldado ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), pelo transcurso de seu 102º aniversário.

O Soldado José Maria Vedoy da Silva, último remanescente da FEB ainda vivo na Região dos Vales, voluntariou-se para servir à Pátria na Itália, junto aos 25 mil combatentes enviados pelo Exército Brasileiro à Europa para lutar na Segunda Guerra Mundial, entre julho de 1944 e agosto de 1945.

O pracinha foi enviado de trem da cidade de Santa Maria (RS), onde foi incorporado, para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde embarcou em um navio para a Itália, integrando a Divisão de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira. Junto com outros brasileiros, integrou a Força Aliada, combatendo inclusive na Batalha Monte Castelo, um dos conflitos mais relevantes em que o Brasil tomou parte.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A homenagem aconteceu em Lajeado (RS), onde o pracinha reside com a sua família atualmente. Uma representação do 7º BIB se deslocou até o município e a homenagem contou com a presença de familiares e ex-militares. Foram executados o toque de exórdio de presença de ex-combatente, a Canção do Expedicionário e um repertório de músicas em homenagem ao veterano.

Fonte: 7º BIB

 

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).