Entre os dias 20 e 28 de abril, o Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais conduziu o exercício de Subunidades “SUBEX-ART-I” na área de adestramento da Marinha em Itaoca, Espírito Santo. Participaram do treinamento a 2ª Bateria de Obuseiros 105mm (BiaO105mm), utilizando o obuseiro 105mm L118 Light Gun, e a 3ª Bateria de Obuseiros, que empregou o morteiro 120mm K6A3.

Objetivo do Exercício

O principal objetivo do “SUBEX-ART-I” foi realizar diversos adestramentos técnicos para aprimorar as capacidades das Baterias de Tiro do Batalhão. Dentre as atividades, destacou-se a integração dos subsistemas “Linha de Fogo”, “Central de Tiro e Comunicações”, e a realização de “Missões de Tiro” noturnas.

Capacitação Técnica

O exercício também focou na entrada e saída em posição para o cumprimento de missões de tiro com tempo restrito, visando atender rapidamente as necessidades dos elementos apoiados e melhorar a capacidade de sobrevivência das Baterias frente aos fogos de contrabateria e drones. Estas ações foram inspiradas pelas lições aprendidas na guerra entre Rússia e Ucrânia, destacando a importância da pronta resposta e da eficiência operacional.

Missões e Adestramento

blank
BiaO105mm durante “Missão de Tiro” simulada

Durante o “SUBEX-ART-I”, a BiaO105mm executou diversas Missões de Tiro simuladas, demonstrando a eficácia do obuseiro 105mm L118 Light Gun em condições de combate. A 3ª Bateria de Obuseiros, por sua vez, mostrou a capacidade de suporte adicional com o morteiro 120mm K6A3, essencial para a versatilidade e o poder de fogo das subunidades da Força de Emprego Rápido.

Importância do Exercício

Esses treinamentos são cruciais para manter a prontidão operacional e garantir que as unidades estejam preparadas para responder rapidamente a qualquer situação. A integração dos subsistemas e a realização de missões em condições adversas fortalecem a coordenação e a eficácia das operações do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.