Instruções práticas

O Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) realizou, nos dias 1º e 2 de dezembro, o Seminário de Desativação de Artefatos Explosivos (SDAE), com a colaboração do Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de 23 militares do BtlEngFuzNav, 3 militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, 1 militar do 2º BE Cmb do Exército e 6 agentes do Esquadrão Antibombas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o seminário, foram ministradas instruções teóricas e práticas sobre desativação de Artefatos Explosivos Improvisados, encontrados nas operações policiais pelo Esquadrão Antibomba.

O Seminário permitiu ao BtlEngFuzNav incrementar o adestramento de seu pessoal, contribuindo para a manutenção de sua condição de pronto emprego no apoio à mobilidade dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em consonância com a Doutrina Militar Naval.

asfgethyrtujebtufyklgkfg
Militares participantes do seminário

Além disso, permitiu a participação de integrantes de outras organizações militares habilitados na desativação de artefatos explosivos, contribuindo para a interoperabilidade em Operações Conjuntas e Interagências.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).