Orientação à tropa na Operação “Tsunami de Aço”

O Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar realizou, em 24 de março, uma Patrulha de Segurança nas áreas e instalações do Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), denominada Operação “Tsunami de Aço”. A Operação foi monitorada pelo Comando do Batalhão no Centro de Operações de Segurança (COS) e envolveu um Destacamento da Companhia de Fuzileiros Navais (DstCiaFuzNav), uma Seção de Aeronave Remotamente Pilotada (SçARP) e uma Seção de Cães de Guerra.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No entorno de todo o perímetro do CINA, o DstCiaFuzNav realizou o levantamento das condições do sistema de barreiras físicas e o monitoramento das áreas adjacentes.

Com o propósito de contribuir para a segurança e ampliar a presença militar no CINA, a Operação “Tsunami de Aço” aumentou o poder dissuasório perante a população local, além de demonstrar a importância desse tipo de ação para a proteção física e o monitoramento das instalações onde estão localizadas as principais Plantas Químicas e Nucleares do Programa Nuclear da Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).