Término do exercício conjunto com a INB

O Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica realizou, no período de 5 a 9 de julho, adestramento nas instalações das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), na região de Resende (RJ). O Adestramento contou com a presença de militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e da Brigada de Incêndio da INB.

Na ocasião, foram realizados exercícios voltados para fortalecer as capacidades de Comando e Controle, abrangendo a troca de mensagens e predição do risco NBQR, e Reconhecimento NBQR, que inclui procedimentos para detecção e identificação de agentes, sinalização de área contaminada, coleta de amostras para posterior análise e adoção de medidas operacionais de proteção preventiva.

Ao final, foi conduzida uma situação tática que abrangeu duas simulações: Reconhecimento NBQR em um laboratório clandestino fictício e um exercício conjunto com a Brigada de Incêndio da INB, com posterior coleta de amostras e retirada de feridos do local de incidente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui