Cerimônia de Alteração de Designação e Transferência de Subordinação do BtlCmbAe

No dia 11 de março, ocorreu a cerimônia de alteração de nome e transferência de subordinação do Batalhão de Combate Aéreo (BtlCmbAe), em solenidade presidida pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, no Complexo Naval Caxias Meriti. A Organização Militar (OM) teve a designação alterada por meio da Portaria nº 23/MB, de 3 de fevereiro de 2021, passando a ser diretamente subordinada ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE) e a ser comandada por um Capitão de Mar e Guerra (FN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o evento, foi inaugurado um monumento que expõe um caça MCDonell-Douglas A4 Skyhalwk, em área do Complexo Naval Caxias Meriti voltada para a Linha Vermelha. O ato simbolizou a transferência de subordinação do BtlCmbAe, do Comando da Divisão Anfíbia para o ComFFE. A mudança facilitará o emprego coordenado da aviação nas atividades operativas da Força.

O BtlCmbAe terá como principais tarefas, nuclear o Comando do Componente de Combate Aéreo dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, exercendo o controle e a coordenação das operações aéreas, provendo a Defesa Antiaérea e apoio de reconhecimento não tripulado aos mesmos, além de estabelecer e operar Base de Operações Aéreas e coordenar o Resgate Tático de Pessoal e Aeronave.

autoridades inauguram monumento em area do cncm
Inauguração do monumento que simboliza a mudança de
subordinação do Batalhão de Combate Aéreo

O aprimoramento organizacional no âmbito da FFE decorre de recomendações oriundas dos Simpósios do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) dos anos de 2008 (CFN Bicentenário) e de 2015 (A Força de Caráter Expedicionário por Excelência) acrescidas de estudos conduzidos pelo Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CDDCFN).

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).