Batalhão de Combate Aéreo é incorporado ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra

blank
Cerimônia de Alteração de Designação e Transferência de Subordinação do BtlCmbAe

No dia 11 de março, ocorreu a cerimônia de alteração de nome e transferência de subordinação do Batalhão de Combate Aéreo (BtlCmbAe), em solenidade presidida pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, no Complexo Naval Caxias Meriti. A Organização Militar (OM) teve a designação alterada por meio da Portaria nº 23/MB, de 3 de fevereiro de 2021, passando a ser diretamente subordinada ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE) e a ser comandada por um Capitão de Mar e Guerra (FN).

Durante o evento, foi inaugurado um monumento que expõe um caça MCDonell-Douglas A4 Skyhalwk, em área do Complexo Naval Caxias Meriti voltada para a Linha Vermelha. O ato simbolizou a transferência de subordinação do BtlCmbAe, do Comando da Divisão Anfíbia para o ComFFE. A mudança facilitará o emprego coordenado da aviação nas atividades operativas da Força.

O BtlCmbAe terá como principais tarefas, nuclear o Comando do Componente de Combate Aéreo dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, exercendo o controle e a coordenação das operações aéreas, provendo a Defesa Antiaérea e apoio de reconhecimento não tripulado aos mesmos, além de estabelecer e operar Base de Operações Aéreas e coordenar o Resgate Tático de Pessoal e Aeronave.

blank
Inauguração do monumento que simboliza a mudança de
subordinação do Batalhão de Combate Aéreo

O aprimoramento organizacional no âmbito da FFE decorre de recomendações oriundas dos Simpósios do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) dos anos de 2008 (CFN Bicentenário) e de 2015 (A Força de Caráter Expedicionário por Excelência) acrescidas de estudos conduzidos pelo Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CDDCFN).

Fonte: Marinha do Brasil

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui