Participantes recebem instruções sobre primeiros socorros na Praia de Inema, Complexo Naval de Aratu

No dia 30 de abril, a Base Naval de Aratu (BNA) recebeu a visita de 44 escoteiros, do Grupo Escoteiros do Mar (GEMar) “Almirante Barroso”, composto de crianças com idades entre 6 e 17 anos acompanhados por 13 chefes. Com atuação nacional, o GEMar é uma associação que visa desenvolver a mentalidade marítima nas crianças e adolescentes, destacando as diversas técnicas marinheiras, hábitos, atitudes e o gosto pelo mar, incentivando, assim, o culto as tradições da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o dia, o grupo participou de palestras sobre prevenção de afogamentos, características das praias, utilização de equipamentos e objetos de flutuação para auxiliar no resgaste de vítimas em caso de afogamento e noções básicas de primeiros socorros. As instruções foram conduzidas pelos mergulhadores da BNA com apoio de um guarda-vidas do Salvamar do município de Salvador.

Além das palestras, os visitantes realizaram atividades funcionais à beira-mar, aula de marinharia (nós, voltas e toques de apito), noções de cerimonial e ordem unida. Ao final dos trabalhos, o grupo visitou as instalações da Base Naval de Aratu.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).