Navio-Patrulha “Guaratuba” durante medição de sua assinatura magnética

A Estação de Medidas Magnéticas de Navios (EMMN), que faz parte do Complexo da Magnetologia da Base Naval de Aratu (BNA), realizou, no dia 30 de junho, a medição da assinatura magnética do Navio-Patrulha “Guaratuba”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para o mês de julho estão programadas as corridas magnéticas do Navio-Varredor “Araçatuba” e do Navio-Patrulha “Gravataí”. Em outubro, o Submarino “Riachuelo” realizará a sua primeira medição de assinatura magnética e tratamento magnético. O mesmo procedimento será aplicado nas Fragatas “Classe Tamandaré”, integrantes do Programa de Construção do Núcleo do Poder Naval, quando do seu comissionamento.

A medição magnética ocorre por meio da navegação entre duas raias magnéticas da EMMN, cumprindo corridas nos sentidos Norte, Sul, Leste e Oeste magnéticos. As informações coletadas pelos sensores são transmitidas a uma central dotada de equipamentos, no interior do Forte de Itaparica, que subsidiam o cálculo da assinatura magnética do navio, essencial para o auxílio ao controle de irradiações e redução do risco de detecção por sistemas hostis.

A BNA possui a única estação de medição magnética de Navios da América Latina, operando desde a década de 80, localizada no Forte de São Lourenço na Ilha de Itaparica (BA).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).