No período de 12 a 22 de junho, a Base Naval de Aratu (BNA) promoveu os cursos Expedito de Primeiros Socorros (C-Exp-PriSoc) e Expedito de Combate a Incêndio (C-Exp-CBINC) para os Marinheiros Recrutas da Turma 1/2023. Estes cursos são de vital importância, pois suplementam a capacitação técnico-profissional dos militares, preparando-os para o atendimento pré-hospitalar a vítimas de trauma ou emergência clínica e para a prevenção, proteção e combate a incêndios.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Preparação para Emergências Clínicas e Traumas

No curso de Primeiros Socorros, os recrutas receberam treinamento especializado para lidar com vítimas de trauma e/ou emergência clínica. Durante o curso, os alunos realizaram procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar e transporte em macas de vítimas com lesões cervicais. Com este treinamento, os recrutas estão agora melhor equipados para oferecer cuidados médicos de emergência quando confrontados com tais situações.

Preparação para Incêndios

Por outro lado, o curso de Combate a Incêndio preparou os recrutas para lidar com incêndios, especialmente aqueles causados por líquidos inflamáveis, também conhecidos como incêndios de “classe B”. Durante o treinamento, os recrutas tiveram a oportunidade de praticar em condições reais, tendo contato direto com chamas para ganhar experiência prática valiosa.

Os Resultados da Capacitação

Com a conclusão dos cursos, os militares estão agora aptos a prover os primeiros socorros em vítimas de acidentes com trauma cervical e obstrução de vias aéreas. Eles também estão equipados para lidar com incêndios, sabendo como realizar o primeiro combate em princípios de incêndio. Essa formação é um marco importante na carreira desses recrutas, fortalecendo sua capacidade de responder eficazmente a emergências médicas e incêndios.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).