Controladores de Voo da BAeNSPA apresentam a estrutura ao Comandante do ComForAerNav

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) realizou, no dia 10 de março, um workshop para debater alternativas que viabilizem a modernização do seu Sistema de Controle de Tráfego Aéreo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A proposta vislumbrada é a substituição do atual sistema da BaeNSPA (X-4000), que opera há mais de dez anos, pelo Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), sistema atualmente utilizado na maioria dos Órgãos de Controle de Tráfego Áereo (ATC) do Brasil. O SAGITARIO gera maior autonomia ao operador, assegurando maiores facilidades operacionais e recursos avançados para a tomada de decisões. Além disso, possui a capacidade de integração entre os órgãos de controle, proporcionando facilidades, como a padronização nos treinamentos.

O evento foi aberto pelo Comandante da Força Aeronaval (ComForAerNav), Contra-Almirante Rohwer, com uma breve explanação sobre a estrutura do Complexo Aeronaval e as ações necessárias para a concretização do projeto em debate. Em seguida, foi realizada uma apresentação em relação às possibilidades para a modernização do Controle por Aproximação (APP) de Aldeia e sobre o atual planejamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para a concentração de diferentes APP em uma mesma localidade.

comandante da baenspa cmg jose fabio durante apresentacao sobre sistema cta
Comandante da BaeNSPA durante apresentação sobre o
Sistema de Controle do Tráfego Aéreo de Aldeia

O evento contou com a comitiva da Força Aérea Brasileira (FAB), dirigida pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA da FAB, Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, e com a participação de Controladores de Voo do APP de Aldeia.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).