Grupo musical forma figura de coração e acolhe pais e filhos autistas - Imagem: SO-MO P. Johson

No último domingo (02), Dia Mundial do Autismo, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) proporcionou momentos emocionantes na Praia do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. Com cerca de 100 integrantes, o grupo musical da Marinha do Brasil (MB) executou canções populares nacionais e internacionais, e encantou o público que participava da 10ª Caminhada pela Conscientização do Autismo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Apoio aos pais e filhos autistas

foto autismo 3
Pais de autistas soltam balões azuis, símbolo de combate ao preconceito – Imagem: SO-MO P. Johson

A Banda Marcial do CFN formou figuras como as letras TEA (Transtorno do Espectro Autista) e um coração, e os músicos pararam para tirar fotos com pais e filhos autistas presentes no evento. Os bonecos Marinheiro e Fuzileiro Naval também acompanharam a caminhada, levando alegria às crianças autistas. Ao longo da orla, os militares da MB chamaram a atenção com instrumentos de sopro, percussão e a famosa gaita de fole.

Retorno da Caminhada pela Conscientização do Autismo

foto autismo 2
Bonecos Marinheiro e Fuzileiro Naval levam alegria para crianças autistas – Imagem: SO-MO P. Johson

A última edição da caminhada havia ocorrido em 2019, mas foi suspensa devido à pandemia da Covid-19. Neste ano, o evento retornou com força total, reunindo mais de 6 mil pessoas de forma pacífica na orla carioca. A parceria entre a Organização Não Governamental “Mundo Azul” e a Marinha do Brasil foi fundamental para a realização e divulgação do evento.

Marinha do Brasil e a conscientização sobre o Autismo

foto autismo 5
Diogo Feitosa, atleta do PROFESP, marca presença na Praia do Leblon – Imagem: SO-MO P. Johson

De acordo com o Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Fabio Cunha, a Marinha do Brasil, por meio do Corpo de Fuzileiros Navais, apoia os pais e filhos autistas há seis anos. A MB começou a divulgar essa causa para a família naval em 2017, com o evento “Um Dia de Fuzileiro Naval e de Marinheiro”, e desde então tem estreitado laços com a ONG “Mundo Azul”.

A importância da conscientização sobre o Autismo

foto autismo 4
Jovens tiram fotos e conversam com integrantes da Banda Marcial do CFN – Imagem: SO-MO P. Johson

A vereadora Tânia Bastos, uma das apoiadoras do evento, destacou a importância de manifestações como essa para a conscientização do Autismo no Rio de Janeiro. As caminhadas têm o poder de levar informação e promover inclusão, mostrando que o Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno que merece atenção, tolerância e empatia.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).