Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Com o surgimento da nova Aviação Naval Brasileira na década de 1950, tornou-se necessário criar um curso especializado para a formação de Aviadores Navais e pessoal de manutenção. Em resposta a essa necessidade, a Marinha do Brasil fundou, em 27 de maio de 1955, o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), que desempenharia um papel crucial na capacitação dos futuros aviadores e técnicos.
Especialidade de Observador Aéreo Naval (OAN)
Antes da criação do CIAAN, a Marinha estabeleceu, através do Aviso Nº 3327 de 03 de dezembro de 1954, a Especialidade de Observador Aéreo Naval (OAN). As instruções para essa especialidade foram formalmente aprovadas pelo Aviso Nº 1720 de 27 de junho de 1955.
Primeiros Cursos e Instruções
Em 1º de março de 1956, teve início o primeiro curso de OAN. As aulas teóricas foram ministradas na Diretoria de Aeronáutica da Marinha, localizada na Rua do Acre, Nº 21, enquanto o CIAAN estava sendo preparado no Km 11 da Av. Brasil. Após a conclusão da parte teórica, os alunos foram matriculados no Aeroclube do Brasil para iniciar a instrução primária de pilotagem em aeronaves como o CAP-4 Paulistinha, Piper PA-20 e Fairchild PT-19.
Instalação e Desenvolvimento do CIAAN

Em janeiro de 1957, o CIAAN foi oficialmente instalado no Km 11 da Av. Brasil, e em fevereiro do mesmo ano, iniciou-se o primeiro curso regular de OAN nas novas instalações. Em 1958, dois helicópteros Westland WS-52 Widgeon Mk-2 foram incorporados à frota para a instrução de voo dos oficiais já formados. Nos anos seguintes, o CIAAN adicionou os Bell-Kawazaki 47G e Bell 47D à sua frota, oferecendo helicópteros mais adequados para a instrução de voo.
Transferência para São Pedro da Aldeia
Em 1961, devido à determinação do Presidente da República de suspender os voos de instrução nas proximidades do Galeão, o CIAAN foi transferido para São Pedro da Aldeia – RJ, onde estava sendo construída a Base Aérea Naval. A transferência foi um desafio, devido à falta de instalações adequadas na nova localização, mas a formação de novos pilotos de helicópteros continuou.
Em breve uma nova matéria mostrando a nova fase do CIAAN em São Pedro da Aldeia.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395