Entre os dias 16 e 23 de março, o 2º Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx) se deslocou com seus meios aéreos da cidade de Taubaté-SP para Uberlândia-MG, com a finalidade de realizar o adestramento de suas tripulações. Na operação, foram realizados diversos voos táticos e práticas de Maneabilidade de Fração de Helicópteros (MFH).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O voo tático ocorre em contexto de operação militar, com o piloto voando bem próximo ao solo para evitar que as aeronaves sejam detectadas por radares inimigos. Na MFH, as aeronaves praticam voo em formação, realizando coordenações e mudanças de direção quando o contexto tático o exige.

A operação, que contou com o apoio logístico do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado, serviu para adestrar as tripulações do 2º BAvEx, com o objetivo de manter a prontidão operacional exigida pelo Exército Brasileiro.

Fonte: 2º Batalhão de Aviação do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).